Clínico
Restauração Dental
Procedimento que restaura dentes cariados ou com traumas. A restauração é realizada com resina, que é da cor do dente, conciliando estética e tratamento. A restauração dentária é indicada para casos de cáries superficiais e dores de dentes, em alguns casos.
Em casos de cáries mais profundas, o dentista retira parte do dente ou remove por inteiro.
Bruxismo
Causado muitas vezes pelo estresse emocional e físico, o bruxismo pode causar sérios problemas bucais e de saúde.
Podendo atingir qualquer pessoa, a desordem funcional se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão exercida pode ocasionar no amolecimento dos dentes e em casos mais graves, ocorre problemas ósseos, na gengiva ou na articulação da mandíbula (ATM).
As causas podem ser diversas, desde fatores genéticos, situações de estresse, tensão, ansiedade e desalinhamento dos dentes.
As formas de tratamento são a partir de medicamentos ansiolíticos e placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, que são moldadas de acordo com cada paciente. Seu objetivo é reduzir o atrito que provocam o desgaste e o abalo dos dentes.
Endodontia
Encarregada de tratar de lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente, a endodontia é mais conhecida como tratamento de canal.
O procedimento consiste na remoção do tecido mole (polpa) – parte interna do dente – que se encontra em situação de infecção. A região recebe a limpeza, desinfecção, e por fim, preenchimento e selamento.
O tratamento de canal nem sempre é necessário. Procure seu dentista e tire todas as dúvidas antes de solicitar o serviço.
Odontopediatria
O cuidado com a saúde bucal se inicia nos primeiros meses de vida. Para isso, contamos com o auxílio da odontopediatria, área responsável pelo cuidado bucal de bebês e crianças.
O serviço deste profissional é muito importante, pois é o primeiro contato da criança com o dentista. As consultas iniciais servem para identificar e prevenir doenças e anormalidades futuras.
Extração Dental
Conhecida como Exodontia, a extração dental consiste na remoção total do elemento dentário – o dente.
Este procedimento pode ser feito de três maneiras:
– Exo incluso, semi incluso ou impactado: É aquele dente que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado;
– Exo Raiz: Retirada de restos de raízes presas dentro do tecido ósseo ou presas à gengiva;
– Exo Simples: Extração de dentes que erupcionaram normalmente, mas que podem estar danificados (cariados, quebrados, etc).
Este termo também é empregado para se referir à extração dos dentes de leite das crianças
Radiografia Panorâmica
Mais conhecido como”raio-x panorâmico”, a radiografia panorâmica resume-se no raio-x do complexo maxilo-mandibular e tem como objetivo diagnosticar doenças dos dentes e/ou dos ossos da face do paciente.
Essa técnica é uma das mais solicitadas e difundidas em todas as especialidades da Odontologia. A análise de todos os elementos dentais e suas estruturas anatômicas são de fácil compreensão para o dentista.
Periodontite
A doença periodontal é discreta e sem alardes. Quando notada, o prejuízo varia entre amolecimento dos dentes, exposição da raiz e estrutura óssea abalada. Os principais sinais de início de periodontite ocorre quando há gengivas avermelhadas, mau hálito e sangramento. Esses aspectos são facilmente confundidos com a falta de escovação ou a utilização irregular do fio dental.
Algumas doenças podem ter relação com a periodontite, como a cardiopatia. Havendo alteração na sua saúde bucal, procure um dentista. A Sorritodos possui especialistas qualificados em todas as áreas odontológicas