Ortodontia
Aparelho Ortodôntico Fixo
Tratamento voltado para correção de alinhamento e nivelamento dos dentes e para problemas funcionais. Por meio dos bráquetes, a força é realizada para movimentar as posições dos dentes.
Atualmente, o mais utilizado ainda é o aparelho tradicional – bráquetes com ligaduras (borrachinhas). Famoso por suas borrachinhas coloridas, é a opção mais acessível. Também existem os aparelhos estéticos, também conhecidos como aparelhos invisíveis. Sendo da cor dos dentes, é despercebido pelos demais e promove conforto e segurança na hora de sorrir.
Com o avanço tecnológico na odontologia, os aparelhos fixos autoligados possibilitam uma estética mais moderna e exige uma manutenção mais espaçosa. Seu tratamento é mais rápido e personalizado.
Aparelho Ortodôntico Móvel
Mais conhecido como aparelho removível, seu tratamento requer disciplina por parte do paciente, justamente por se tratar de um aparelho que pode ser removido a qualquer momento.
O tratamento por meio do aparelho removível visa a realização de pequenos movimentos dos dentes, como finalidade ortodôntica. Para a ortopedia, a utilização do aparelho influencia na realização de alterações ósseas. Os dois tratamentos objetivam reorganizar as funções como mastigação, deglutição, além da fala e respiração.
Existem diversos tipos e procedimentos para essa categoria de tratamento. Com a orientação de um profissional da ortodontia, é possível diagnosticar qual o procedimento adequado para cada paciente.
Seu uso deve ser contínuo, retirando apenas nos momentos de refeição ou higiene bucal e também do aparelho.
Assim como cada diagnóstico, o tempo de tratamento varia de paciente para paciente, dependendo do grau de necessidade.
Aparelho de Contenção
Como forma de completar o tratamento, a contenção é a responsável por manter os dentes alinhados por um longo período de tempo.
Esse cuidado é fazer que, com o tempo, os dentes não voltem a ficar desalinhados. Esse movimento indesejável é chamado, pelos dentistas, de recidivas. O aparelho de contenção evita qualquer movimento pós tratamento com o aparelho fixo.
Diferente dos aparelhos fixos, a contenção exige um tempo maior de tratamento, no qual, somente o ortodontista saberá informar.
A higiene durante seu tratamento deve ser redobrada, uma vez que a contenção fixa fica grudada nos dentes e a contenção móvel pode ser retirada para limpeza.
Consulte seu dentista e saiba qual o tratamento ideal para você.